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Carreira

Como deixar uma boa impressão em menos de 30 segundos

fevereiro 19, 2018 by Administrador in Carreira, Notícias with 0 Comments

Imagine ter só meio minuto para convencer um entrevistador de que seu perfil é o ideal para o cargo.

Ou, talvez, usar apenas poucas palavras para vender um produto a um cliente.

Seja na vida profissional ou em momentos de descontração, ter a objetividade como aliada é uma ótima forma de “vender” a própria imagem e convencer seus contatos de que você é fora de série.

Mas não é uma tarefa simples.

De acordo com Paul McDonald, Diretor Executivo da Consultora de Recrutamento Robert Half, a maioria das pessoas falha ao apresentar efetivamente sua qualidade.

Além de dar um “cartão de visitas” nada preciso, segundo Paul, ter em mente um breve resumo das próprias atividades passa longe de ser um hábito.

Pensando nisso, o executivo traçou oito pontos importantes que podem ajudar você na difícil (mas não impossível) saga de contar um pouco sobre seus dotes em poucas frases.

 

 

1. Saiba exatamente onde você quer chegar

Enrolação e boas apresentações não combinam. Evite andar em círculos e tente responder a quatro perguntas importantes: Quem é você, o que você faz, o que você procura e onde você quer chegar.

Uma boa dica é explorar seu perfil no Linkedin ou, caso esteja à procura de emprego, deixar bem claro seus objetivos.

 

2. Faça tópicos sobre você

Você consegue explicar de forma rápida porque é tão bom no que faz?

Divida suas ambições, habilidades, projetos e qualidades em pequenos itens.

E não se esqueça de descartar informações desnecessárias.

 

3. Conte uma história

A prática do storytelling está cada vez mais em alta e segundo Dale Carnegie, coaching de desenvolvimento, pode fazer suas façanhas serem lembradas.

O autor de “Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios” conta, ainda, que lembramos mais de um assunto quando associado a uma história. Só não demore muito!

 

4. Cuidado com termos técnicos

Lembre-se: nem todas as pessoas sabem detalhes sobre seu trabalho.

Na hora de vender o peixe, pense em contar sobre você de uma forma simples e sem palavras difíceis. Fala de você como falaria, por exemplo, para sua família.

 

5. Tente deixar um gostinho de “quero mais”

Ao final de sua curta apresentação, veja se sua história gerou uma conversa mais longa.

Manter o papo interessante é uma boa forma de checar se você está no caminho certo. Caso a coisa esfrie, reveja suas estratégias.

 

6. Olho no cronômetro

Tente contar sua história, com todos os pontos essenciais, em menos de 30 segundos.

Caso o roteiro fique muito longo, não tenha medo lapidar o discurso até que tudo caiba no tempo ideal.

 

7. Grave seu discurso

Depois de deixar sua apresentação boa e objetiva, que tal enfrentar as câmeras?

Parecer convincente é um ponto importante e nada melhor do que ver como testar sua fala e corrigir os erros, além de caprichar no visual.

 

8. Peça feedbacks

Opiniões diversas são importantes para se chegar em uma história ideal.

Compartilhe e pratique com colegas e familiares até conseguir soar natural e relaxado. A prática é muito importante.